Tecnologia e Games

Proteja o seu filho de ataques cibernéticos e conteúdos inadequados. Saiba como!

O universo da internet e dos jogos on-line pode ser um labirinto profundo de informações. São milhares de opções para todos os gostos e para todas as idades. Por isso, é preciso tomar cuidado com o acesso das crianças a determinados tipos de conteúdo.

O hábito de deixar um tablet ou um celular sob o manuseio do seu filho pequeno pode parecer inofensivo à primeira vista, mas a questão é que muitos pais não conseguem acompanhar o que a criança seleciona para assistir o tempo todo. Por conta disso, separamos algumas dicas para os adultos evitarem o acesso dos filhos a qualquer conteúdo inadequado:

Use a internet a seu favor e pesquise

A primeira forma de evitar que seus filhos caiam em uma cilada de conteúdos indevidos é pesquisar o que está circulando na rede. Analise quais jogos são mais indicados para o público da idade do seu filho e por quais plataformas oficiais eles circulam, quais aplicativos têm a melhor avaliação feita por outros pais e quais sites são considerados confiáveis. Além disso, sempre fique atento às notícias do que acontece no país e no mundo sobre educação e segurança de crianças.

Troque as senhas sempre que possível

Hackers podem ter uma facilidade inimaginável de acessar uma determinada senha ou combinação. Sendo assim, tudo o que você mantém no computador, incluindo temas relacionados ao seu filho, fica suscetível a ataques cibernéticos.
Estabeleça uma senha forte, com várias letras, e acrescente outros caracteres, como “@” ou “$”. Lembre-se de alterá-la de 3 em 3 meses. Além disso, certifique-se de que o seu filho saiba a importância de manter a senha intransferível para qualquer pessoa.

Mantenha-se por perto e jogue junto com ele

Uma das melhores maneiras de se aproximar do seu filho e ter certeza do conteúdo que ele vê on-line é questioná-lo sobre o tema do jogo. A criança sente-se mais segura com os pais por perto e, em um momento de descontração, você fica ciente do que ele busca na internet e nos videogames, e se tudo está sob controle.

Proteja os dispositivos

Instale um bom antivírus nos computadores pela casa e mantenha os programas atualizados com as últimas mudanças de segurança. O mesmo cuidado serve para dispositivos móveis: informe-se sobre os melhores aplicativos de defesa contra vírus, pois há inúmeras versões falsificadas de jogos disponíveis pela rede. Se for o caso, peça uma indicação de um bom programa de antivírus.

Veja reviews

Jogos confiáveis e testados possuem reviews disponíveis na internet. Seja pela própria loja em que o jogo foi comprado ou por sites reconhecidos. Saiba o que as outras pessoas acharam de um determinado jogo, qual conteúdo ele oferece, qual o nível de violência e de dificuldade, se ele exige compras dentro da plataforma, entre outras questões. Analise os comentários e veja se coincide com o que você deseja que o seu filho acesse.

Oriente e converse muito com seu filho

Uma conversa calma e franca pode tirar muitas dúvidas da cabeça de uma criança ou de um pré-adolescente que sente vontade de perguntar certas coisas, mas não sabe como chegar até os pais. Explique sobre o risco ao qual estão expostos na internet, sobre a importância da privacidade, os cuidados ao preencher qualquer tipo de formulário e sobre ofensas e ameaças que existem no mundo dos jogos on-line.

Oriente-o a levar aquilo como uma brincadeira, uma descontração que deve ser respeitosa e saudável. Deixe-o saber que pode recorrer aos pais caso haja qualquer atitude suspeita por parte de um indivíduo com quem joga na internet ou sobre qualquer mensagem que tenha recebido.

Jamais incentive o download de conteúdos ilegais

Não deixe que o seu filho se acostume a baixar filmes, séries ou jogos de maneira ilegal. Conteúdo pirateado pode estar com vírus, que além de prejudicarem o aparelho, podem expor a criança a propagandas ofensivas ou impróprias. Também não permita que ele acesse a conta de qualquer outra pessoa, mesmo que ela tenha passado seu acesso por livre e espontânea vontade. A privacidade é algo essencial na internet e deve ser respeitada.

Quanto mais cedo instruir uma criança sobre questões de segurança, tanto na vida on-line quanto na off-line, melhor. É preciso que elas entendam os riscos e estejam sempre atentas a qualquer ameaça e, acima de tudo, recorram aos pais para ajudar.

Em outro post, já listamos algumas dicas de como manter as crianças seguras na internet, pois o assunto é realmente importante. Você tem alguma outra técnica para manter o seu filho longe das ameaças da rede? Conta pra gente aqui nos comentários!

Venha para a People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/games/como-saber-se-os-games-que-seus-filhos-jogam-sao-seguros?utm_source=Facebook&utm_medium=FaceOrganico&mID=15

Como saber se os games que seus filhos jogam são seguros

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *