Inglês

Confira dicas para transformar o videogame em uma ferramenta de estudos!

Sabemos que para aprender inglês é necessário estudo, dedicação e foco nos livros. No entanto, é possível desenvolver suas habilidades no idioma com uma forcinha de outras ferramentas bem interessantes. É o caso dos videogames que, além de divertidos, podem ser uma opção bacana para você praticar seus conhecimentos e, de quebra, conhecer novas expressões. Aqui, nós explicamos porque os gamers devem investir no aprendizado do inglês e listamos algumas dicas para fazer isso acontecer. Vamos lá?

Por que é bacana aprender inglês?

Considere que o aprendizado da língua inglesa é uma skill cuja única diferença é que ela pode ser uppada no mundo real. A verdade é que os conhecimentos de inglês podem trazer uma série de benefícios aos gamers, como maior facilidade de acesso a um grande número de títulos estrangeiros. Apesar de muitos games atuais permitirem que o jogador escolha o idioma que deseja, ainda é comum encontrar alguns jogos antigos ou versões especiais que não foram completamente traduzidos para o português.

Os fãs do mercado de games independentes podem ter uma dificuldade maior de encontrar alguns títulos que não estejam em inglês. O mesmo vale para as plataformas on-line de compra de jogos, como STEAM ou Humble Bundle, por exemplo. Normalmente, não só os sites, como os próprios títulos disponíveis para venda, estão na língua inglesa.

Como aprender inglês com games?

Agora que você já percebeu como os conhecimentos da língua inglesa podem afetar sua paixão gamer, nós explicamos como usar os jogos para desenvolver ainda mais seus conhecimentos no idioma. Confira!

Busque por games adequados ao seu nível de conhecimento

Assim como acontece nas escolas de inglês, praticar os conhecimentos do idioma também envolve estar atento ao nível de dificuldade dos filmes, livros e jogos com os quais você entra em contato. Se você está aprendendo a língua há pouco tempo, por exemplo, não é interessante se desafiar a compreender o enredo de um game que traz muitas palavras ainda desconhecidas.

Portanto, a primeira dica é estudar inglês com jogos adequados aos seus conhecimentos. Resident Evil e League of Legends, por exemplo, são games que trazem poucos diálogos e, por isso, podem ser opções interessantes para os jogadores que ainda não dominam o inglês de maneira completa. Já para aqueles que têm nível de conhecimento médio, Skyrim ou Mass Effect são boas opções, pois permitem o uso de legendas. Por fim, para os gamers que têm um conhecimento mais avançado do idioma, vale se aventurar em jogos de RPG, como Final Fantasy.

O importante é respeitar os seus limites e não tentar dar um passo maior do que você deve; afinal, não compreender um enredo considerado “avançado” pode deixar você frustrado e desestimulado com o aprendizado. Portanto, vá com calma, ok?

Acompanhe o storytelling do seu jogo

Muitos games trazem um enredo especial para acompanhar os personagens em suas missões desafiadoras. Além de ajudar o player a entender um pouquinho sobre a história do jogo em si, esses momentos também permitem que você compreenda quais serão as próximas fases e até mesmo descubra dicas ou informações que podem ser úteis para os próximos obstáculos.

Portanto, acompanhar os diálogos que ajudam a construir a narrativa é essencial. Além de ajudar você a mandar bem no jogo, compreender tais informações ainda contribui para que você desenvolva suas speaking e listening skills de uma maneira divertida. Então não tenha medo de dar um replay no jogo para acompanhar o mesmo diálogo novamente ou mesmo se concentrar nos gráficos para compreender melhor o que está acontecendo no game e entender melhor o significado de uma nova palavra.

Em um primeiro momento, pode ser complicado acompanhar o enredo do jogo, mas aos poucos você irá se habituar ao universo fantástico e será mais simples compreender a dinâmica.

Converse com outros jogadores

Por fim, a dica é para os gamers que curtem jogos on-line interativos. É possível encontrar uma série de títulos que envolvem missões e desafios que devem ser jogados em conjunto. Essa abordagem permite que você entre em contato com jogadores de outras partes do mundo e converse com eles durante as partidas. Outra sugestão é aproveitar os fóruns on-line para tirar dúvidas ou conversar um pouquinho sobre o jogo.

A interação com outros jogadores, cuja língua nativa é muitas vezes o inglês, também contribui para o exercício das suas habilidades de escrita e fala, bem como aumenta a possibilidade de entrar em contato com novas gírias do universo gamer.

E aí, curtiu nossas sugestões? O importante é transformar o game em uma ferramenta divertida para contribuir para o seu aprendizado da língua inglesa. Assim, você terá a oportunidade de exercitar suas habilidades no idioma e ainda entrará em contato com novas palavras!

Aproveite a visita ao nosso blog e confira outros posts que você pode achar interessantes:

Tecnologia é na People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/ingles/como-praticar-ingles-com-games?utm_source=Facebook&utm_medium=FaceOrganico&mID=15

Como praticar inglês com games

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *